.

.
.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tsunamis, Terremotos.....o que nos aguarda com as mudanças climáticas!?


Hoje na madrugada houve um terremoto com escala Richter 8.8 no Chile, maior escala do que o ocorrido no Haiti, as consequências foram muitas pessoas mortas e feridas.


Outra tragédia ocorreu em Juan Fernández (um arquipélago) que foi atingido por ondas gigantes. Após todos esses sustos todos os países da Costa do Pacífico estão em alerta por possível Tsunami.


Muitas tragédias em tão pouco tempo, logo após o deslocamento do iceberg de 2,5 mil quilômetros quadrados e 97 quilômetros de extensão desprender-se de uma geleira da Antártida.


A propósito, não pode se esquecer de dizer que as consequências dos tremores atingiram levemente cidades do Brasil e a Argentina.


Uma coisa é certa as mudanças climáticas estão evidentes e a tendência é piorar!

FOTO:SITE:WWW.FOTO-GRATIS.ES

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

APPs(Áreas de Preservação Permanente)


















Para quem desconhece tal sigla, cabe dizer que ela esta presente claramente diante de todos. Qual sua finalidade? (Evitar contaminações de rios, lagos, desmoronamentos, proteger a biodiversidade, dentre outras finalidades).


Quem se interessou ou quer se prevenir antes de construir nesses locais, cabe consultar o Código Florestal que delimita ser protegida a área de 30 metros se houver algum curso d'água(rios, corregos, riachos) com até 10 metros de largura.


Já quanto a (lagoas, lagos ou reservatórios de água naturais ou artificiais) quem delimita a metragem é o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), em suas resoluções 302 e 303 de 2002, onde define que haverá APPs ao redor de lagos e lagoas naturais, com metragem mínima de 30 metros em área urbana e 100 metros em áreas rurais.


O declive excessivo dos locais pode ocasionar APPs, para evitar desmoronamentos como ocorreram no Rio de Janeiro.


Popularmente as APPs como o nome diz tem a função de preservar, mas atualmente infelizmente essas áreas não são respeitadas, pois casas são construídas em lugares com declividade absurda, moradias são cada vez mais comuns perto de rios.


Cabe dizer, que a construção em APPs afetam não só o meio ambiente, como o próprio morador que terá que sair do local na maioria das vezes!!


foto:site-foto-gratis.es



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MILHARES DE COELHOS SÃO SACRIFICADOS PARA GERAR BIOCOMBUSTÍVEL


Como este blogger não mede esforços em questionar, debater e informar, nada mais correto do que elogiar e criticar condutas nacionais e internacionais relacionadas ao meio ambiente!


Ocorre que milhares de coelhos são mortos em Estocolmo(Suécia), os coelhos são levados para a usina na cidade de Karlskoga, que os queima para fornecer energia para o aquecimento de casas.


Com a técnica, o corpo do coelho é esmagado, ralado e depois levado a uma caldeira, onde é queimado junto com pedaços de madeira e lixo para geração de calor.Coelhos estão sendo usados como se fossem objetos para servirem de matéria-prima à produção de biocombustível .


De acordo com as autoridades, os coelhos “sujam” muito os espaços verdes da capital, então a prefeitura contrata caçadores para matá-los.


Existe formas éticas e sustentáveis de se obter energia, nada justifica tratar um ser como se fosse uma matéria prima!!!



imagem-site foto-gratis.es

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Japão recebe ultimato da Austrália para acabar com as caças as baleias



O Japão deve deixar de caçar baleias, sob a pena de ser levado ao Tribunal Internacional, tal advertência foi feita pelo Primeiro-Ministro australiano Kevin Rudd(19 de fevereiro de 2010), na véspera de uma visita do chefe da diplomacia nipônica à Austrália.

Além disso, Rudd garantiu que Camberra vai “trabalhar com os japoneses para reduzir, através da negociação, o número das suas capturas para zero”.“Se não conseguirmos esse acordo pela via diplomática, deixem-me dizer-vos que vamos apelar ao Tribunal Internacional ”, advertiu numa entrevista .

Cabe dizer que Rudd garante que tem provas fotográficas da expedição anual dos baleeiros japoneses nos mares do Sul.

Este ultimato surgiu na véspera de uma visita do ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Katsuya Okada que defende que “A caça à baleia pelo Japão tem um fim científico, legal, realizado em águas internacionais em virtude de uma convenção internacional”.
Okada referiu que pretende abordar calmamente, porque a relação bilateral Japão-Austrália é muito importante.

Entretanto, o ministro australiano, Stephen Smith, assegurou que a caça de baleias não vai atrapalhar as relações entre os países, os dois Governos não vão deixar que isso atrapalhe o andamento dos assuntos econômicos, estratégicos e de segurança”.

A Comissão Baleeira Internacional condena a atividade dos pesqueiros japoneses, mas Tóquio ignora os protestos, e exige que o fim da moratória vigente para permitir capturas de cetáceos (são baleias e golfinhos) em pequena escala, e considera que sua cota de caça está justificada por razões científicas, não descumprindo nenhuma lei internacional.
Há anos que esta pesca é perturbada por ecologistas, nomeadamente da associação Sea Shepherd, que envia os seus barcos para acompanhar a frota baleeira nipônica. Os ativistas afirmam que já conseguiram salvar a vida a centenas de baleias.

Vamos ver se realmente irá mudar a situação a favor das baleias ou o as negociações financeiras falarão mais alto!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

HORA DO PLANETA 2.010 -WWF

Olha que bacana, milhares de pessoas no mundo todo devem apagar as suas luzes por sessenta minutos, em 27 de março de 2010 !!! Pelo segundo ano consecutivo a WWF-Brasil promove a Hora do Planeta no país.


Para aderir a idéia fique ligado às 20h30min, sábado, 27 de março, diversas pessoas de todos os continentes irão desligar as luzes durante sessenta minutos.Tente aderir esta iniciativa, afinal ela tem um objetivo contra o aquecimento global, digamos que seja um alerta mundial a este assunto que interfere e envolve todo o mundo.


A Hora do Planeta 2009 foi o maior ato voluntário que o mundo já conheceu. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel em Paris, a Acrópole de Atenas e até mesmo as luzes de Las Vegas ficaram no escuro durante sessenta minutos.


Divulgue esta idéia e faça parte deste movimento mundial!!!Mais informações entre no site da WWF.

imagem site:www.foto-gratis.es

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SALVE AS BALEIAS!!

O Greenpeace esta com uma idéia que merece ser adotada por todos, aliás eu já fiz minha baleia!! Você deve estar se perguntando..como assim?Pois bem, o Greenpeace com a finalidade de acabar com as brutais caças as baleias teve a iniciativa de enviar origamis virtuais criativos ao novo Primeiro Ministro do Japão!
Todos podem entar no site do Greenpeace e decorar sua baleia com sons e outros acessórios, bem como deixar uma frase, a meta é aderir muitas pessoas dispostas a ajudar para se fazer uma pressão internacional!Arranje um tempinho entre no site do Greenpeace e faça sua parte.O site é www.greenpeace.org/brasil/

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CRIATIVIDADE:CURB (PUBLICIDADE SUSTENTÁVEL)


Publicidade com papel? Por qual motivo, se você pode usar água, grama dentre outros materiais naturais. A inovação vem do pensamento de uma agência de publicidade de Londres chamada Curb. Não agredir o meio ambiente com criatividade, com certeza essa é a idéia inovadora.

De centenas de histórias inspiradoras de pessoas que fazem suas idéias acontecer, vinte finalistas em cinco categorias passaram para as finais do jovem Empreendedor Brit Awards 2009, dentre eles estava a Curb(Curb oferece alto impacto, eco-sustentável publicidade usando apenas elementos naturais ).O site a seguir demonstra imagens dos projetos bacanas elaborados por esta agência site:http://www.mindthecurb.com/






sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval Consciente!!



Como esta chegando o carnaval.....ótimo carnaval para todos!!!Por este blogger visar os aspectos ambientais, nada mais natural que eu deixar um recado, afinal com as viagens , as festas muitas sujeiras aparecem, então seja um turista consciente!!!

Nós sabemos de tudo isso, mas será que colocamos em prática?Nada de latas de cervejas,garrafas, papéis dentre outros materiais já utilizados fora do lixo, hein...rsrs!!

Então ótimo carnaval e faça a sua parte!!!
imagem_site:www.fotogratis.es

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Usina hidrelétrica de Belo Monte





Quem não ouviu a respeito das polêmicas hidrelétricas a serem construídas no rio Xingu? Pois bem, a polêmica seria a destruição grandiosa que se faria ao meio ambiente, plantas, animais daquele local, bem como os problemas que iriam causar a população indígena(afinal lá residem milhares de etnias indígenas).

Será que vale a pena ? O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc informou que o licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, foi "a mais polêmica" liberação de licença ambiental de sua administração.

O projeto original previa quatro hidrelétricas no rio Xingu e a extensão de 1,5 mil quilômetros quadrados de área alagada,entretanto essa área foi reduzida em 500 quilômetros quadrados de alagamento e apenas uma usina.

O Ministério do Meio Ambiente determinou que para ter o direito de construir a usina, o empreendedor terá de gastar aproximadamente R$ 1,5 bilhão para cumprir 40 exigências , pré-requisitos para a obtenção da licença de instalação, sem a qual a obra não começa, sendo que a previsão é para abril de 2014.

No ano passado, houve pressão política do governo para a liberação da licença, especialmente vinda da ministra Dilma Rousseff e do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão , o que levou ao pedido de demissão de um diretor e um coordenador-geral do Ibama.

Em torno da hidrelétrica, gerou-se muita discussão,inclusive promoveu-se o maior dos vários embates que a ex-ministra Marina Silva teve com Dilma Roussef. Marina resistiu para conceder a licença, até que por pressão saiu definitivamente do governo e posteriormente do próprio PT. Atualmente, Marina é candidata à Presidência pelo PV, sempre a favor do meio ambiente e contra a ideia do desenvolvimento sem limites.

O caso merece comentário, afinal o Ministério Público, a população esta questionando a licença concedida para a hidrelétrica. De fato é um caso polêmico, que merece ser debatido com muita atenção.

Imagens retiradas do site http://www.foto-gratis.es">Foto Gratis