.

.
.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

BALADA ECOLÓGICA


Há quase dois anos essa novidade veio para revolucionar a vida noturna da cidade. A boate ecofriendly foi inaugurada em meio a muita especulação, a imagem de "espaço amigo da natureza" foi tida como jogada de marketing por muitos. Mas, desde então, a Greenhouse virou point e, mais que isso, foi reconhecida pelo design inovador e ecologicamente correto. A Greenhouse foi a única boate do mundo a receber um certificado L.E.E.D. (Leadership in Energy and Environmental Design).

A prioridade dos donos foi inspirar outros estabelecimentos a fazerem o mesmo.
Espero que isso inspire outros a seguir o mesmo caminho". Segundo Bakhshi, a primeira filial da boate será inaugurada em Miami, na Flórida, em breve.

Toda a eletricidade é gerada por energia eólica, ou seja, do vento. A iluminação da boate é feita com lâmpadas de LED, consideradas as que têm menos impacto no meio ambiente. O teto é coberto de mais de 5,000 cristais transparentes, criando a sensação de uma paisagem móvel.

Os banheiros e as pias foram projetados de maneira que poupam mais de 15 mil galões de água por ano. Toda a madeira usada no ambiente é de bambu, que cresce rapidamente e, por isso, mais fácil de ser reflorestado. Paredes e bancadas são feitas de materiais recicláveis.
O bar, por exemplo, é feito com vidros reciclados e, até ali, nada escapa do tratamento orgânico e verde. A maioria do estoque é de bebidas alcoólicas orgânicas.
Muito bacana a idéia e a criatividade... as fotos dessa balada estão no site http://msn.bolsademulher.com/mundomelhor/ecobalada-100501.html
fonte:http://msn.bolsademulher.com

Vazamento de petróleo




Ocorreu um enorme vazamento que foi provocado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon, de propriedade da Transocean e que operava para a petroleira British Petroleum.


imagem: site-notícias.terra.com.br

O governo americano chegou ao ponto de pedir conselhos a presidentes de mais de uma dúzia de companhias de petróleo e gás natural sobre como minimizar os danos ambientais provocados pela plataforma submersa no Golfo do México, em meio a temores de que o equipamento esteja vazando cinco vezes mais óleo do que o estimado anteriormente.





Em um e-mail enviado ontem, David Hayes, vice-secretário do Interior, pediu a representantes das companhias de petróleo e gás natural para "fazerem o possível" para que seus presidentes e especialistas participem de uma reunião hoje com o secretário do Interior, Ken Salazar, e outros "membros importantes do governo".




Separadamente, um painel da Câmara dos Representantes anunciou planos para realizar uma audiência sobre o acidente com a plataforma ocorrido no dia 20 de abril. Um porta-voz do Comitê de Recursos Naturais da Câmara disse que a comissão pretende realizar uma audiência em 26 de maio sobre as estratégias dos EUA para a exploração de petróleo e gás em águas territoriais e "as implicações da explosão da plataforma da Deepwater Horizon".





Na noite de ontem, a Guarda Costeira dos EUA disse que cinco mil barris por dia estão vazando da plataforma submersa no Golfo do México, acima da estimativa anterior de mil barris diários. As informações são da Dow Jones.




fonte:CLARISSA MANGUEIRA - Agência Estado

quarta-feira, 28 de abril de 2010

AVATAR E BELO MONTE

A atriz de Avatar Sigourney Weaver se reuniu nesta quarta-feira com representantes de povos indígenas para realizar uma manifestação em frente à representação brasileira na sede das Nações Unidas, em Nova York.
O protesto foi feito para mostrar solidariedade aos índios brasileiros que podem ser afetados pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu . A atriz pediu ao governo brasileiro que seja um "líder" em matéria ambiental.

No início do mês, o cineasta canadense James Cameron, diretor de Avatar, pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que assumisse o papel de "herói" e suspendesse o processo de construção de Belo Monte.

Também em abril, o diretor de sucessos como Titanic, O Exterminador do Futuro participou de uma manifestação no centro da cidade de Brasília, organizada por entidades indígenas e camponesas que reivindicam o cancelamento do projeto de construção da enorme represa. O cineasta esteve acompanhado no protesto pela americana Sigourney Weaver.

domingo, 25 de abril de 2010

Pessoas que fazem diferença




Não precisa ser famoso para fazer a diferença, pois não somos julgados pelos outros quando doamos, quando fazemos o bem e sim pela vida, que retorna a nós nossas atitudes.


As ONGs mais conhecidas são o Greenpeace, WWF, Renctas, mas não podemos esquecer de outras que também tentam o que podem, bem como de pessoas que no anonimato fazem toda diferença.


Atualmente, diante das catástrofes, cabe dizer que a área ambiental esta sendo obrigatoriamente valorizada, seja nos concursos públicos, seja nas salas de aula.


Porém, apesar da obrigatoriedade há empresas que por faculdade e não obrigação vem adotando o procedimento "FLORESTAS DO FUTURO" http://www.florestasdofuturo.org.br/, onde tentam através desse programa plantar novas árvores para neutralizar a poluição causada.
Na verdade, apesar da preservação ser um ato que deveria ser da índole geral, muitas pessoas participam por interesse e outras sequer dão o valor necessário a este assunto, mas como toda regra tem exceção dedico o texto a todos que fazem a diferença ou tentam como podem ajudar na preservação seja da natureza, seja dos animais, sejam as pessoas físicas ou jurídicas.




Por fim, não tirando o mérito dos demais, cabe citar uma organização que ajuda muito os animais, afinal uma história exemplar é sempre bacana:



A AnimaNaturalis : Organização ibero americana que visa os direitos dos animais e o vegetarianismo. O objetivo é criar uma comunidade hispanofalante de pessoas preocupadas por melhorar a vida dos animais.Objetiva ter excelente informação, notícias, artigos, vídeos, livros, folhetos e demais materiais, apoiando campanhas internacionais e tratando de sair à rua o máximo possível com mesas de informativos e atas contra a crueldade contra os animais. Tem escritórios na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai, Venezuela e a sede em Barcelona.


imagem:http://www.blog.leonoraesquivel.com










sábado, 10 de abril de 2010

Mudança no Código Florestal

Para quem se interessa pelo meio ambiente e gosta de apoiar seu equilíbrio e proteção, nada mais importante do que questionar a eventual atitude que possa tomar o deputado Aldo Rebelo,relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, afinal a possível mudança ao Código Florestal esta gerando tanta polêmica que até o Greenpeace esta em seu site pedindo auxílio na luta para manter a proteção florestal.
Eu já aderi esta atitude assinando esta petição no site, mas para vocês entenderem melhor irei explicar o motivo de tal alarde, o deputado Aldo Rebelo irá apresentar em breve um documento com as propostas de alteração dessa lei, e tudo indica que elas vão anistiar desmatadores e flexibilizar a proteção de nossas matas.

Há mais de dez anos, representantes da bancada ruralista deram partida numa ofensiva para mudar o Código Florestal em seu próprio benefício. A preservação das florestas é fundamental não só para a manutenção da biodiversidade, mas para equilibrar o clima .
O deputado já deu indicações que está ao lado dos ruralistas que querem cada vez mais empurrar a agricultura e a pecuária para dentro da Amazônia e para o que sobrou de vegetação nativa em outros biomas brasileiros. Mande um e-mail através do Greenpeace, para o Aldo Rebelo dizendo que a questão é relevante demais para ser decidida apenas por meia dúzia de deputados em um ano de eleições.
O assunto precisa ser debatido por todos !!!