.

.
.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Japão recebe ultimato da Austrália para acabar com as caças as baleias



O Japão deve deixar de caçar baleias, sob a pena de ser levado ao Tribunal Internacional, tal advertência foi feita pelo Primeiro-Ministro australiano Kevin Rudd(19 de fevereiro de 2010), na véspera de uma visita do chefe da diplomacia nipônica à Austrália.

Além disso, Rudd garantiu que Camberra vai “trabalhar com os japoneses para reduzir, através da negociação, o número das suas capturas para zero”.“Se não conseguirmos esse acordo pela via diplomática, deixem-me dizer-vos que vamos apelar ao Tribunal Internacional ”, advertiu numa entrevista .

Cabe dizer que Rudd garante que tem provas fotográficas da expedição anual dos baleeiros japoneses nos mares do Sul.

Este ultimato surgiu na véspera de uma visita do ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Katsuya Okada que defende que “A caça à baleia pelo Japão tem um fim científico, legal, realizado em águas internacionais em virtude de uma convenção internacional”.
Okada referiu que pretende abordar calmamente, porque a relação bilateral Japão-Austrália é muito importante.

Entretanto, o ministro australiano, Stephen Smith, assegurou que a caça de baleias não vai atrapalhar as relações entre os países, os dois Governos não vão deixar que isso atrapalhe o andamento dos assuntos econômicos, estratégicos e de segurança”.

A Comissão Baleeira Internacional condena a atividade dos pesqueiros japoneses, mas Tóquio ignora os protestos, e exige que o fim da moratória vigente para permitir capturas de cetáceos (são baleias e golfinhos) em pequena escala, e considera que sua cota de caça está justificada por razões científicas, não descumprindo nenhuma lei internacional.
Há anos que esta pesca é perturbada por ecologistas, nomeadamente da associação Sea Shepherd, que envia os seus barcos para acompanhar a frota baleeira nipônica. Os ativistas afirmam que já conseguiram salvar a vida a centenas de baleias.

Vamos ver se realmente irá mudar a situação a favor das baleias ou o as negociações financeiras falarão mais alto!!

Um comentário:

  1. Se esta situaçã não mudar.
    Daqui à algum tempo, ver Baleias vai ser tão
    raro quanto ver um político, que não seja corrupto em Brasilia.

    ResponderExcluir