.

.
.

domingo, 21 de março de 2010

Mosquitos que funcionam como seringa?!

Quem acreditaria em tal comentário, mas de fato é verdade, pesquisadores japoneses criaram mosquitos transgênicos que funcionam como "seringas voadoras".
Ao picar suas vítimas, os insetos injetam pequenas doses de uma vacina experimental contra a leishmaniose.
Na década de oitenta, cientistas já manipulavam genes para transformar as pragas em aliadas. No entanto, agora em um artigo publicado na Insect Molecular Biology demonstrou a viabilidade técnica da estratégia.
A saliva do mosquito é um líquido sofisticado, com muitas substâncias, sendo que algumas delas dificultam a coagulação do sangue, outras atuam como imunossupressores.
Por enquanto, só um grupo de camundongos se beneficiou da descoberta. "As picadas induzem uma resposta imunológica, como na vacinação convencional, mas sem dor e sem custo", considera Yoshida. "A exposição contínua aos mosquitos serve como reforço natural da imunidade."

Mas Yoshida sabe que seus mosquitos transgênicos dificilmente serão lançados no ambiente para imunizar comunidades afetadas por doenças. O principal obstáculo é de natureza ética: é possível vacinar uma pessoa sem o seu consentimento?
Até que ponto o ser humano pode interferir na natureza?
Fonte: jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário