.

.
.

sábado, 20 de março de 2010

Vc sabe se a água que utilizamos é a ideal?





Considerando que a Água integra as preocupacões do desenvolvimento sustentável, baseado nos princípios da função ecológica da propriedade, da prevenção, da precaução, do poluidor - pagador dentre outros princípios do direito ambiental. Há a necessidade de se reformular a classificação existente, para melhor distribuir os usos das águas, melhor especificar as condições e padrões de qualidade.


Evidente ser um aspecto muito importante no meio ambiente a água, que infelizmente esta cada vez mais poluida, então nada mais curioso em saber quando esta água esta adequada ou não.




A água é medida pelo seu Ph ( é a expressão usada para falar do grau de alcalinidade ou acidez de um líquido ou solução, e refere-se ao cologaritmo da concentração de íons-hidrogênio) . O Ph da água varia entre 0 à 14, sendo ácida até menos que 7 Ph e alcalina mais que 7 seu Ph, cabe dizer que o ideal é a água que esteja próxima a 7.



Existem diversos meios de medir o pH, sendo o mais usado o método colorimétrico por meio do papel de azul do bromotimol. Este reativo tem a propriedade de tomar coloração azul em meio alcalino, verde em meio neutro e amarelo em meio ácido.


A Resolução do Conama(Conselho Nacional do Meio Ambiente) 357 / 05 preocupada com esta questão da água, definiu em sua resolução os níveis de Ph, que até hoje são utilizados como base, bem como estabeleceu quando ocorre os poluentes da água e suas medições, consequentemente da uma base para esclarecer quando a água esta adequada para consumo. Para ver tal resolução o site é http:www.mma.gov.br no ítem resoluções do Conama. Afinal, vc sabe se esta utilizando uma água ideal?


imagem:www.foto-gratis.es





Um comentário:

  1. Hoje os níveis de poluição estão absurdos, não duvido nada o ph ir além do permitido.

    ResponderExcluir