.

.
.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

IBAMA atrasa a Belo Monte

O início das obras da usina hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingu (PA), deve ficar para o ano que vem, frustrando os planos do consórcio Norte Energia, responsável pelo empreendimento. O consórcio ainda não formalizou o pedido de Licença de Instalação ao Ibama, que permite a preparação do canteiro de obras.


O Ministério Público Federal no Pará enviou ao Ibama recomendação para que não emita nova licença ambiental enquanto não forem atendidas as 40 condicionantes exigidas para obter a Licença de Instalação, obrigatória para o início .

A licença de instalação é o que falta para que o Consórcio Norte Energia, que venceu o leilão para operar a obra, comece a construir a usina. Ibama informou que não há previsão para a concessão do documento.


Caso depender do Ministério Público Federal do Pará e dos movimentos sociais da região, este será mais um round na guerra contra a construção da usina, cuja história se arrasta há mais de 20 anos. Para o procurador da República paraense, Felício Pontes, o que se está antevendo agora, além de todo o desastre ambiental já alertado pelo MP e por diversas entidades ligadas ao meio ambiente, é o caos social na região.
O simples fato de saberem que já há a possibilidade de início das obras já está atraindo centenas de pessoas para Altamira, o perigo das migrações tornam-se evidentes, pois muitas pessoas estão indo em busca de emprego.



FONTE:

HTTP://notapajos.globo.com/lernoticias.asp?id=37234

http://http://www.agora.com.br/

4 comentários:

  1. Pouco a pouco vamos dando cabo de tudo... Por aqui também estamos com a febre de construir barragens a torto e a direito... santa miséria...

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom..
    meu nome é Nário, do blog VERDE FILOSOFIA http://verdefilosofia.blogspot.com

    Achei legal seu blog sobre os assuntos ambientais, há interesse para trocarmos links entre os blogs para aumentar a visibilidade tanto do seu quanto do meu blog??

    da uma olhada, caso achar válido, me responde que agente troca os links..
    http://verdefilosofia.blogspot.com

    valeuu ateh mais!

    ResponderExcluir
  3. oLÁ RENATA, passei para conhecer o blog e seu trabalho. Parabenizo-a pela iniciativa.
    Abraços
    Prof Ramiro FIA - Blog http://que-midia-e-essa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Renata, que bom que visitou o blog "que midia e essa?" . QUAL SEU TWITTER? o MEU É @RAMIROGONCALEZ

    ResponderExcluir