.

.
.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Código Florestal: proposta do governo permite plantio em área protegida, mas exclui anistia - 10/02/2011

Código Florestal: proposta do governo permite plantio em área protegida, mas exclui anistia - 10/02/2011 Local: São Paulo - SP Fonte: Amazonia.org.br Link: http://www.amazonia.org.br
O Ministério do Meio Ambiente preparou uma proposta de flexibilização do Código Florestal para se contrapor ao projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que tem votação marcada para o próximo mês. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, que teve acesso à proposta do MMA, o projeto prevê o plantio em áreas de preservação permanente para a agricultura familiar, mas exclui qualquer tipo de anistia a desmatadores.
Segundo a Folha, o texto do ministério é um contra-ataque ao argumento ruralista de que vai faltar comida para o brasileiro se o projeto de Rebelo não passar. A proposta facilita a agricultura familiar em áreas proibidas pelo código atual, permite agricultura sazonal em várzeas, criação de gado em campos naturais e plantio em topos de morro de até 100 m de altura.
O Ministério do Meio Ambiente quer impedir a aprovação do projeto de mudanças do deputado Aldo Rebelo, que prevê que áreas desmatadas até 2008 sejam isentas de multa. A presidente Dilma Rousseff se comprometeu, durante a campanha eleitoral, a não anistiar desmatamentos, e encarregou a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira de costurar um consenso entre ambientalistas e ruralistas.
Os ruralistas pressionam por mudanças imediatas do código devido a uma resolução do Conselho Monetário Nacional que só permite liberar crédito para propriedades que estejam em dia com a questão ambiental, que entra em vigor em junho.
O Banco do Brasil, entretanto, já anunciou que só terá crédito quem cumprir estiver cumprindo o código. De acordo com o deputado federal Marcos Montes (DEM-MG), em entrevista ao jornal, a lei atual criminaliza o setor agropecuário. "Noventa e cinco por cento das propriedades brasileiras vão entrar na ilegalidade", disse. O deputado, entretanto, admite negociar alguns pontos da lei para tentar chegar a um consenso com os ambientalistas
.

4 comentários:

  1. Renata,
    Sem sombra de dúvida a aprovação do Código Florestal como o Dep. Aldo Rebelo e ruralistas querem simplesmente é um retrocesso na área ambiental. Diminuição de mata ciliar, só pra ficar nesse ponto, representa a senha para desmatar mais tanto no campo e na cidade. No campo o desmatamento é para aumentar a criação de gado e plantações. Na cidade a especulação imobiliária atacará áreas próximas de rios e córregos.
    Agora é esperar que o bom senso prevaleça!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Arimatéa,
    Faz tempo que você não aparece com suas opiniões expressivas, que bom que apareceu no blog.
    Sobre o assunto, com certeza tem que haver bom senso, pois estamos falando de algo que interfere na natureza e sociedade..temos que ficar de olho que rumo esta tomando o novo código florestal.

    ResponderExcluir
  3. Renata,
    Sempre leio seu blog. É que o tempo é curto e muitas das vezes os afazeres cotidianos atrapalham um pouco.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. A proposta de alteração do Código Florestal Brasileiro é extremamente delicada, e os deputados por vaidade querem aprovar o projeto sem tomar as devidas providências. De certa forma o projeto contradiz as propostas de sustentabilidade atuais. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos!

    ResponderExcluir