.

.
.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Frente Parlamentar da Alesp se reúne hoje para discutir aterro em Mogi -Diário de Suzano

Hoje eu e os membros da Comissão do Meio Ambiente da OAB de Mogi das Cruzes recebemos um e-mail importante de uma das Doutoras que participa da Comissão, então estou repassando, pois o assunto é da data de hoje e aborda sobre o aterro da Queiroz Galvão......




Matéria publicada na edição: 8917




Data de:2011-06-15/06/2011
A Frente Parlamentar Estadual Contra a Implantação do Aterro Sanitário Regional de Mogi das Cruzes se reunirá hoje, às 17 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para debater a implantação do lixão em Mogi. A questão sobre a proibição de um aterro sanitário na cidade já é debatida na assembleia desde 2007, quando foi criada a frente parlamentar.O grupo deve discutir sobre o fato da Construtora Queiroz Galvão ter a intenção de instalar um aterro sanitário no bairro industrial do Taboão, em Mogi. “Vamos ouvir os deputados de uma maneira geral. Mas, antes de tudo, é preciso deixar claro que depender de aterro atualmente é um absurdo”. O deputado prometeu que o grupo trabalhará para “proibir que qualquer aterro seja instalado no Alto Tietê”. Uma audiência pública sobre o assunto seria realizada na próxima terça-feira, porém, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) adiou o evento para setembro. Isso porque, a Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende apresentar um relatório onde explica que a região seria prejudicada consideravelmente com a instalação do empreendimento.




PROPOSTA O coordenador da Frente Parlamentar, deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS), destacou que um dos focos no grupo no momento é a reciclagem. Os deputados pretendem ampliar a discussão com os outros 79 políticos da Alesp no intuito de elencar soluções palpáveis para destinar “beneficamente” o lixo produzido na região. “É uma forma de também pensarmos novos caminhos”, disse Gondim.


USINA Para Gondim, a solução mais viável não só para o Alto Tietê, mas para o País, é a instalação de usinas de lixo. Esse assunto, inclusive, já é tratado pelas prefeituras de Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis. Em abril, elas assinaram um protocolo de intenções para formar um consórcio que prevê a construção de uma usina de reciclagem e de geração de energia. A principal intenção é reduzir em até 50% a quantidade de lixo despejado em aterros. Ficou acordado que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) será a responsável pelo financiamento da obra. ITAQUÁ Já amanhã, às 16 horas, acontecerá uma audiência pública para discutir a situação do aterro sanitário da Empreiteira Pajoan Ltda., em Itaquaquecetuba. O evento será realizado na Associação Comercial e Industrial de Itaquá (Acidi), no Centro. Os deputados estaduais Alencar Santana (PT), José Candido (PT) e Luiz Moura (PT), e o vereador Oscar Cabrera (PC do B), já confirmaram presença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário