.

.
.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Protocolo de Nagoya -Após fim de prazo, convenção de biodiversidade aguarda ratificações.


O prazo de assinatura do Protocolo de Nagoya, que trata da conservação da biodiversidade e da divisão equitativa dos benefícios da sua exploração, terminou na última quarta-feira (1), com 92 signatários – 91 países mais a União Europeia. Agora, segundo Bráulio Dias, que deve assumir a secretaria da Convenção sobre Diversidade Biológica este mês, é preciso garantir que eles ratifiquem o acordo em lei.
Para que entre em vigor, o Protocolo de Nagoya precisa ser ratificado por pelo menos 50 signatários. Até agora, apenas Gabão e Jordânia ratificaram o acordo.
“Estamos trabalhando com a expectativa de que, até final desse ano, vamos ter um número significativo de ratificações. Agora, se vamos ter 50, não temos garantia”, afirma Dias, que atualmente ocupa a Secretaria de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente.
O Protocolo de Nagoya foi criado na COP10 (Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica), realizada em Nagoya, no Japão, em 2010. Seu objetivo é estabelecer um regime internacional para garantir a divisão equitativa e justa dos benefícios da exploração da biodiversidade e de seus recursos genéticos.

2 comentários:

  1. A pensar no nosso planeta, assim esperamos, que seja retificado esse protocolo!

    Renata, é sempre um prazer passar por este paraíso da blogosfera que é seu blog!

    Bj e continuação de uma boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras.Você é sempre bem vindo nesse espaço!!

    ResponderExcluir