.

.
.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Ibama deve terminar hoje relatório sobre vazamento na bacia de Campos


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve terminar ainda nesta sexta-feira (16) o relatório de avaliação do recente vazamento de óleo no campo de Frade, operado pela Chevron na bacia de Campos. 

O relatório será feito a partir de dados fornecidos pela própria empresa. De acordo com a ministra, as primeiras informações do Ibama dão conta de que o vazamento foi mesmo de pequeno porte. 

Na quinta-feira (15) a companhia informou que apenas cinco litros de óleo vazaram por uma fissura de 800 metros de comprimento no leito marinho.  



Para Izabella, a Chevron foi cautelosa no episódio, quatro meses depois do primeiro vazamento em Frade, ocorrido em novembro durante a perfuração de um novo poço. "A empresa tomou todas as providências necessárias de acordo com a legislação brasileira e inclusive solicitou a suspensão da produção para avaliar o que está acontecendo", afirmou. 

A prioridade do Ibama neste momento é checar se houve descumprimento ou não do licenciamento ambiental e a extensão do dano que pode ter sido causado pelo derramamento de óleo antes de decidir sobre uma possível punição à companhia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário