.

.
.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Nova bola de vidro mais eficiente que painéis solares


Um arquiteto alemão criou uma bola de vidro "gigante" capaz de produzir 35% mais energia do que os painéis solares convencionais. A invenção, batizada de "ß torics", consegue, também, transformar a luz da lua em energia.

André Broessel, arquiteto alemão sediado em Barcelona, criou, através da sua empresa, a "Rawlemon",, uma lente esférica de vidro que produz uma quantidade de energia solar 35% superior à gerada pelos painéis fotovoltaicos. Em declarações à revista Designboom, Broessel explicou que a forma do objeto e o facto de ser produzido a partir de vidro potenciam uma maior absorção dos raios solares.

O equipamento é à prova de água, refere o arquiteto, uma característica vantajosa, uma vez que poderá trabalhar mesmo em condições atmosféricas mais adversas. As capacidades de concentração de energia estendem-se ao período noturno, uma vez que o produto foi concebido de modo a captar a luz solar refletida pela lua.

A esfera já foi produzida em vários modelos, sendo que a espessura das lentes e o preenchimento variam consoante o local a que se destinam. Broessel frisa que o objeto pode ser adaptado a várias superfícies, nomeadamente paredes inclinadas, muros e grandes janelas. Devido ao "design" e ao formato, o equipamento consegue ser instalado em vários locais sem ocupar muito espaço.

A coleção de protótipos “ß torics”, da autoria de André Broessel, encontra-se, atualmente, em fase de testes, já tendo sido pedida a patente. Os projetos do arquiteto pautam pela simbiose entre "design" e ecologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário