.

.
.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) soltou 223 animais silvestres


PM Ambiental participa da soltura de 223 animais silvestres na região Serrana do estado. (Foto: Assessoria de Comunicação/PM Ambiental)

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) soltou 223 animais silvestres, na zona rural da região Serrana do Espírito Santo, nesta terça-feira (26). A ação fez parte das comemorações dos 25 anos da corporação e foi acompanhada pelo biólogo e coordenador do Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), José da Penha Rodrigues, após cuidadosa escolha do local e parecer favorável do Ibama.


De acordo com o coordenador do Cereias, cerca de 95% dos animais recepcionados pelo centro são provenientes das ações de recolhimento do BPMA em todo o Estado. Nos últimos cinco anos, o BPMA recolheu 16.224 animais silvestres, sendo 5.695 somente no ano de 2012, conforme balanço recentemente divulgado.

Entre os animais silvestres soltos estavam trinca-ferros, sabiás, melros, tietingas, tucanos, jandaias-estrelas, jacuguaçús, coleiros, canários, catataus, sanhaços, galinhos da serra, dentre outros, além de alguns jabotis. Todos os animais estavam devidamente marcados por anilhas. Sobre todos os animais recolhidos consta um registro das informações, incluindo quantidade e sexo, além da produção de um registro fotográfico, filmagem e boletim de ocorrência ambiental.

Os animais encaminhados pelo BPMA ao Cereias passam por uma rigorosa avaliação veterinária, são medicados, tratados e, após recuperação, passam por uma nova avaliação com o biólogo José da Penha, que vai dizer se estão aptos ou não para a reintrodução na natureza. De acordo com o tenente-coronel Andrey Rodrigues, comandante do BPMA, a soltura de animais de volta à natureza tem como objetivo a proteção da fauna silvestre.

Para os policiais ambientais que participaram da soltura, a satisfação do dever cumprido, vendo-os novamente soltos na natureza, é a certeza de que as atuais e futuras gerações poderão apreciar esses belos animais e conhecer a sua importância  para o equilíbrio do meio ambiente.
 Fonte: G1 GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário