.

.
.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Usina hidrelétrica de Belo Monte





Quem não ouviu a respeito das polêmicas hidrelétricas a serem construídas no rio Xingu? Pois bem, a polêmica seria a destruição grandiosa que se faria ao meio ambiente, plantas, animais daquele local, bem como os problemas que iriam causar a população indígena(afinal lá residem milhares de etnias indígenas).

Será que vale a pena ? O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc informou que o licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, foi "a mais polêmica" liberação de licença ambiental de sua administração.

O projeto original previa quatro hidrelétricas no rio Xingu e a extensão de 1,5 mil quilômetros quadrados de área alagada,entretanto essa área foi reduzida em 500 quilômetros quadrados de alagamento e apenas uma usina.

O Ministério do Meio Ambiente determinou que para ter o direito de construir a usina, o empreendedor terá de gastar aproximadamente R$ 1,5 bilhão para cumprir 40 exigências , pré-requisitos para a obtenção da licença de instalação, sem a qual a obra não começa, sendo que a previsão é para abril de 2014.

No ano passado, houve pressão política do governo para a liberação da licença, especialmente vinda da ministra Dilma Rousseff e do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão , o que levou ao pedido de demissão de um diretor e um coordenador-geral do Ibama.

Em torno da hidrelétrica, gerou-se muita discussão,inclusive promoveu-se o maior dos vários embates que a ex-ministra Marina Silva teve com Dilma Roussef. Marina resistiu para conceder a licença, até que por pressão saiu definitivamente do governo e posteriormente do próprio PT. Atualmente, Marina é candidata à Presidência pelo PV, sempre a favor do meio ambiente e contra a ideia do desenvolvimento sem limites.

O caso merece comentário, afinal o Ministério Público, a população esta questionando a licença concedida para a hidrelétrica. De fato é um caso polêmico, que merece ser debatido com muita atenção.

Imagens retiradas do site http://www.foto-gratis.es">Foto Gratis

3 comentários:

  1. Acho um absurdo o governo agir desta forma, sem qualquer consulta a população!!Gostei do seu blog !Conscientizar é tudo!!!

    ResponderExcluir
  2. JESUS disse que o amor ao dinheiro é a razi de todos os males. me pergunto quando o homem vai perceber que Jesus não mente. quando o homem vair valorizar mais a vida do que o dinheiro?

    ResponderExcluir
  3. RENATA SEU BLOG É UM EXEMPLO PARA TODOS QUE TEM CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE, E QUE SE PREOCUPAM COM A CRIAÇÃO DIVINA

    ResponderExcluir