.

.
.

terça-feira, 1 de março de 2011

Governo fecha em março novo sócio privado em Belo Monte

Governo deve anunciar nos primeiros dias de março o substituto do Grupo Bertin na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA).
O grupo Bertin informou sobre a desistência de participar do projeto em meados de fevereiro. Desde então a mídia especula quem seriam os substitutos. Perguntado sobre o assunto, Lobão confirmou que Vale e EBX "são possibilidades" para ocupar o lugar deixado pela Bertin, mas não entrou em detalhes.

O ministro disse ainda que apesar da obra de Belo Monte estar parada por conta de uma liminar judicial que impede a obra, o governo vai recorrer da decisão e em breve a obra será retomada.
( ***minha observação: se depender da iniciativa da população e de órgãos que realmente se preocupam com o meio ambiente, somente quando a construção da úsina analisar o meio ambiente com equilíbrio é que se poderá dar algum passo inicial. A afirmação do ministro não será tão fácil como ele diz, de ser conquistada, seja pela justiça, seja pela população que estão de olhos bem abertos para as consequências dessa construção).
A gente está recorrendo e será julgado pelo Tribunal Regional Federal, não é possível ficar sem licença", limitou-se a dizer o ministro após participar da posse do novo presidente da Eletrobras, José da Costa.

Durante discurso na cerimônia, Lobão criticou notícias que vêm sendo veiculadas pela imprensa sobre a saída do antecessor de Costa, José Antônio Muniz, que foi nomeado diretor da empresa que presidia.

Muniz será diretor de Transmissão da Eletrobras, cargo criado para tentar evitar os sucessivos apagões que vêm ocorrendo no Brasil e que tiram o sono do governo.
"Eu mesmo, com aval da presidenta Dilma, ofereci o cargo de presidente da Eletronorte e ele não quis, preferiu ficar no Rio (de Janeiro)", disse Lobão, o que foi confirmado depois pelo próprio Muniz.

Lobão também fez questão de desmentir rumores de que o ex-presidente José Sarney, atual presidente do Senado, tivesse influência nos nomes escolhidos.

"O Dr. José Sarney não tem um diretor no setor elétrico, não tem diretores nas agências, mas volta de meia se diz isso, como se pode conviver com uma coisa dessas?", disse, criticando a imprensa.

Em seu discurso de posse, Costa afirmou que vai continuar investindo forte na expansão do Sistema Eletrobras e que pretende participar de licitações de grandes projetos de geração.

"Devemos ter participação importante em projetos que serão licitados nos próximos anos, projetos acima de 800 megawatts e que somam 16 mil megawatts.", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário