.

.
.

sexta-feira, 11 de março de 2011

TSUNAMI NO JAPÃO E O RISCO DE OCORRER EM OUTROS PAÍSES


As autoridades da Califórnia ordenaram nesta sexta-feira a retirada de centenas de pessoas, em seguida a um alerta de tsunami desencadeado pelo violento terromoto que atingiu o Japão.


Um alerta de tsunami foi lançado em todos os Estados do litoral pacífico dos Estados Unidos, do Alasca à Califórnia, após o terremoto devastador seguido de tsumani no Japão.


Em Port Orford (Oregon), um dirigente precisou à AFP que o nível do oceano variava muito, se comparado à diferença das marés, com intervalos de 30 cerca de minutos.




Fortes ondas também atingiram o Havaí nas primeiras horas desta sexta-feira e estavam avançando pelo território após um forte terremoto, de magnitude 8,9 ter atingido o Japão e gerado alertas por toda a costa do Pacífico, incluindo a costa oeste dos Estados Unidos.



O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que a primeira ilha atingida foi a de Kauai. A água invadiu a terra em Honolulu, inundando a praia em Waikiki, mas parando antes de atingir os grandes hotéis da região.


No entanto, esse número não deve parar de crescer, já que a polícia informou que entre 200 e 300 corpos foram encontrado em Sendai, na costa nordeste do país, cidade mais atingida pelo tremor. Alertas de tsunami foram emitidos para todo o oceano Pacífico, incluindo para países da América do Sul e Central, Canadá, Alasca e toda a costa oeste dos Estados Unidos.


O tremor está sendo considerado o pior a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).




Nenhum comentário:

Postar um comentário