.

.
.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Audiências Públicas para Versão Preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos





  • Estão abertas audiências públicas (informações disponíveis no site do Ministério do Meio Ambiente), estas audiências irão acontecer em vários locais pelo país com o objetivo de se discutir e planejar este assunto tão importante:resíduos sólidos.

    • As audiências públicas têm por objetivo garantir a participação da sociedade na montagem do plano de resíduos sólidos. A primeira delas - a da região Centro-Oeste - foi realizada em Campo Grande, nos dias 13 e 14 de setembro.
    • Em cada uma das regiões serão apresentados e debatidos seis temas previamente escolhidos. No momento da inscrição, o interessado deve optar em participar das discussões entre os seguintes temas: Resíduos Sólidos Urbanos e Inclusão de Catadores de Materiais Recicláveis; Resíduos de Serviços de Saúde, Portos, Aeroportos e Terminais Rodoviários; Resíduos Industriais; Resíduos de Mineração; Resíduos Agrossilvopastoris; e Resíduos da Construção e Demolição.


    • Ainda no mês de outubro estão previstas as audiências da Região Sudeste(SP),Nordeste (Recife) e Norte (Belém). O processo termina em Brasília, encontro agendado para o dia 30 de novembro e 1 de dezembro.
    • No documento -base a ser utilizado nestas discussões estão previstas diretrizes e metas para o aproveitamento energético, a eliminação e recuperação  de lixões(reciclagem, reutilização...).

    • A inscrição para as audiências públicas do Plano são realizadas em duas etapas:preenchimento do cadastro e em seguida inscrição na audiência de seu Estado.









    2 comentários:

    1. Tenho tido problemas sérios em relação ao meio ambiente. Algumas prefeituras exacerbam a leis já rígidas de SP, e quase impossibilitam a criação de loteamentos. Por outro lado, deixam coisas terríveis acontecerem nos municípios, como a falta de infraestrutura básica para alguns bairros clandestinos.

      Funciona, assim, você não pode fazer, mas eu também não faço....e nisso, quem paga é o povo.

      A desculpa mais frequente é sempre que o setor de "meio ambiente" vetou, quando a gente sabe que não é bem assim...se o empreendedor respeitar as leis vigentes, pronto, todo mundo ganha, inclusive as prefeituras...

      Bem, deixa eu parar senão crio um post nos seus comentários...rs

      abração...e volte sempre.

      ResponderExcluir
    2. Obrigada pelo comentário e por colocar sua opinião pessoal no blog, aliás pode escrever a vontade..o objetivo é esse!Realmente a estrutura urbana é algo que deixa a desejar em todos os sentidos, pois já se iniciou há muitos anos construções irregulares, então adaptar elas ao desenvolvimento e as leis é algo complicado.Tenho que concordar com seu desabafo,ainda mais você que é arquiteto, realmente na prática é complicado .Obrigada pela visita e pode garantir minha presença em seu blog.

      ResponderExcluir