.

.
.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

QUE ABSURDO!!RESOLVER POLUIÇÃO EM NASCENTES EM 2015??

A agência mogiana da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) irá redigir e enviar hoje um ofício ao Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), relatando o resultado de recurso encaminhado em novembro do ano passado pela autarquia contra advertência emitida pelo órgão estadual em julho. A notificação tratava de despejo de esgoto no lago localizado no Parque Morumbi.


Segundo o auto de infração, de 28 de julho de 2010, o Semae é responsável por lançar esgoto desprovido de tratamento adequado e proveniente dos loteamentos Vila da Prata e Residencial Morumbi, nas áreas de nascentes e afluentes do Ribeirão Oropó e Bacia do Rio Tietê. Como penalidade, o Serviço Municipal teria de apresentar um projeto de implantação de um sistema de coleta e tratamento para todo o esgoto urbano do Município, em um prazo de 60 dias.


Em novembro, contudo, a Cetesb recebeu um recurso da autarquia, que recorreu alegando que não poderia implantar o sistema imediatamente, por ser uma entidade dependente do orçamento municipal e sujeita à legislação federal referente ao direito financeiro. O Semae destacou, ainda, que já havia elaborado o Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário de Mogi, a ser executado entre os anos de 2015 e 2030. (minha opinião:QUE ABSURDOOO!!)


A reportagem de O Diário não pode participar da reunião de ontem. Por isso, Lopes(representante dos moradores) concedeu entrevista após o encontro. De acordo com ele, a decisão da Cetesb foi a de aceitar o recurso do Semae, mas exigindo que a execução dos serviços previstos no Plano fosse iniciada pela área do Parque Morumbi.


O aposentado se disse insatisfeito com este suposto posicionamento. "Defender o meio ambiente está se tornando uma utopia e estou quase desistindo desta causa. O que sobrará do lago até 2015? Mesmo não sendo técnico, sei que perderemos as nascentes", alertou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário