.

.
.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Campus Party-Internet pode combater o aquecimento global, diz Al Gore


A internet pode ser uma maneira de mudar a história da civilização por ter o potencial de conectar pessoas e poder ser usada como ferramenta para combater o aquecimento global. Foi a partir deste pensamento que o ex-vice presidente americano Al Gore falou hoje (18) a centenas de participantes da Campus Party, em São Paulo.


Albert Arnold “Al” Gore Jr. foi vice-presidente do Estados Unidos entre 1993 e 2001, durante o governo de Bill Clinton. Após um período, lançaria, em 2006, o documentário “Uma Verdade Inconveniente”, onde denunciaria os males do aquecimento global e acabaria por estabelecer um importante marco dentro da discussão global em favor do meio-ambiente.No ano seguinte, seria o grande vencedor do Oscar de Melhor Documentário, Personalidade do Ano pela revista Times e, mais importante ainda, levaria para casa o Prêmio Nobel da Paz, junto ao Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU (IPCC, na sigla inglesa).


Ele também já participou de uma Campus Party! Foi em Valência, no ano de 2001. Al Gore preside, atualmente, a Generation Investment Management, organização que aborda o investimento sustentável.Sua trajetória vai ainda mais longe: ele é co-fundador e diretor da Current.TV, um canal de televisão totalmente independente e produzido através de uma mistura inovadora de projetos de jornalismo cidadão e outros de conteúdos gerados e enviados pelos próprios telespectadores/internautas.


O vencedor do Nobel da Paz falou sobre o poder democrático da rede e a capacidade que só ela tem em de conectar pessoas. Como exemplo de maneiras de combate ao aquecimento global, ele sugeriu a criação de um aplicativo, por exemplo, que inicialmente poderia ser usado por todo os integrantes do evento.


Neste aplicativo, dados sobre poluição, aquecimento global e meio ambiente poderiam ser trocados e usados por cada um em cada país. A ideia seria criar um mapa sobre o assunto. “Imaginem agora se os campuseiros fizessem uma competição para reduzir toda a poluição em seus países. Isto pode ser uma das melhores maneiras de combater o aquecimento global”, disse.


De acordo com o ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2007, só a internet tem o potencial de conectar o mundo por idéias.


Al Gore participou de palestra conjunta com Tim Berners-Lee, criador da web. Na primeira fila da platéia estava a ex-candidata a presidência do Brasil, Marina Silva, que foi cumprimentada pelo americano logo nos primeiros minutos de fala. Antes da palestra, os dois conversaram sobre a conferência do clima ocorrida em dezembro de 2010, em Cancun, México e que resultou em poucos avanços. “Ele disse que a medida que a consciência política das pessoas vai aumentando, em todo o mundo, a tendência e que isto possa influenciar as decisões do governo”, disse a ex-ministra.


fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário