.

.
.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Chuvas- Por que estão tão fortes e tão destruidoras no Brasil e no mundo?



No Brasil, na Austrália, na Alemanha....diversos países estão sofrendo as consequências das mudanças climáticas.


No Brasil:

Três municípios turísticos da região serrana do Rio de Janeiro vivem uma verdadeira tragédia devido às intensas chuvas que têm causado até o momento 352 mortes, cifra que cresce constantemente. Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis estão praticamente sob o lamaçal que desceu das áreas mais altas, que arrastou tudo durante sua passagem e sepultou centenas de casas, muitas delas com seus moradores dentro.Informes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das autoridades locais refletem que 168 pessoas morreram em Nova Friburgo, 146 em Teresópolis e 38 em Petrópolis. No entanto essa quantidade pode aumentar consideravelmente devido ao alto número de pessoas desaparecidas, que em sua maioria estariam soterradas.



As cidades Mauá, Atibaia, Jundiaí, Sumaré e São José dos Campos, do Estado de São Paulo, estão em alerta por causa das chuvas. Desde o início do ano, 73 municípios foram atingidos.De acordo com a Defesa Civil, houve 23 mortes, 22 pessoas ficaram feridas por conta dos temporais, quase 2 mil pessoas estão desabrigadas - e precisam de abrigos públicos - e mais de 9 mil contam com a ajuda de familiares para se abrigarem.Na noite de quarta-feira, caíram barreiras e árvores. Em Vinhedo, uma encosta da Vila Junqueira deslizou por volta de 14 horas e de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), 23 casas próximas à encosta são monitoradas. Cerca de 90 pessoas moram na área e não ficaram feridas. Na Grande São Paulo, em Araçariguama, muitos bairros ficaram inundados em decorrência de transbordamento do Rio Tietê e 22 casas foram atingidas, deixando mais de 50 pessoas desabrigadas. Em Canadeia, os rios Olaria e Barril transbordaram e danificaram oito casa e 20 pessoas ficaram desalojadas. Não há registro de mortos ou feridos.


Na Austrália:

BRISBANE - As autoridades australianas buscavam nesta terça-feira, 11, dezenas de pessoas desaparecidas nas enchentes do Vale de Lockyer, no Estado de Queensland. Ao menos 10 pessoas morreram e 78 continuavam desaparecidas.
As fortes chuvas seguem castigando o nordeste do país. Na cidade de Toowoomba, próxima do vale inundado, choveu 150 milímetros e casas foram arrastadas pelas enchentes.
O rio Brisbane, que leva o nome da terceira maior cidade do país, transbordou e agora ameaça as casas do município. Os moradores se preparam para as enchentes e fizeram filas nos mercados para comprar suprimentos como água, combustível e leite. As autoridades instruíram algumas famílias a procurar lugares altos.
Segundo as autoridades de Queensland, o prejuízo causado pelas chuvas que já duram semanas na região nordeste da Austrália pode chegar a US$ 5 bilhões.



Alemanha:

Fonte - DA ASSOCIATED PRESS, EM BERLIM 09/01/2011-http://www1.folha.uol.com.br/mundo Rios no oeste da Alemanha estão transbordando devido a fortes chuvas e ao gelo derretendo, alagando muitas estradas e partes de várias vilas.
Autoridades em Renânia-Palatinado, o Estado mais atingido, disseram neste domingo que as cidades produtoras de vinho Cochem e Zell, ao longo do rio Mosela, ficaram parcialmente inundadas e dezenas de porões ficaram cheios d'água.


Torna-se evidente que sempre houve catástrofes climáticas, mas que elas estão piorando não se pode negar de forma alguma!


O clima esta cada vez mais indefinido e as mortes em decorrência das chuvas e das mudanças climáticas estão cada vez maiores no mundo. O que nos aguarda?


Creio que muitas pessoas, governantes (a nível mundial) estão enxergando somente o lucro financeiro, não reflindo sobre o que esta acontecendo em volta deles, no local onde eles vivem " a Terra".



A natureza esta se modificando muito rápido, isto é um fato e apesar das evidências científicas pouco se faz perto do que se deveria e se deve fazer, um exemplo foi a COP -16, (onde o principal foco foi não perder nada de dinheiro, depois pensar no meio ambiente- com poucas exceções.)


Não se pode deixar de mencionar que uma cidade com uma estrutura urbana melhor acaba diminuindo as situações mais graves, mas é inevitável as catástrofes com as mudanças que estão ocorrendo no clima e dessa situação ninguém pode escapar.







Um comentário:

  1. Seu blog é excelente!!! Suas postagens são informativas e esclarecedoras.
    Gostaria que vc permitisse que eu colocasse sua postagem sobre as chuvas no meu blog. Claro que colocarei os devidos créditos.
    Um abraço

    http://reflorestandooplaneta.blogspot.com

    ResponderExcluir