.

.
.

domingo, 16 de janeiro de 2011

VAMOS PRESTAR MAIS ATENÇÃO:PROJETO DO CÓDIGO FLORESTAL 2011.


Fontes:

O Deputado Aldo Rebelo( relator do projeto do novo código florestal) gerou uma polêmica muito grande ao apresentar o projeto, mas você já se perguntou o motivo de tanta discussão? Para se discutir e entender o motivo desta polêmica é preciso conhecer o projeto e suas modificações, mas caso você desconheça e tenha curiosidade para posteriormente formar sua própria opinião e entender porque nós ambientalistas( de uma forma ampla )não apoiamos este projeto, recomendo que entre no site http:/www.ecodebate.com.br, pois lá será explicado de uma forma clara e objetiva o projeto do deputado e o que ele quer mudar.
Atualmente, o projeto ainda esta em tramitação no Congresso Nacional( será votado pelo plenário da câmara em março e se aprovado irá para o senado) e essa é a hora de nos manifestarmos, pois se a pressão for grande como até agora esta sendo o teor não irá adiante.

Com a tragédia do Rio de Janeiro, a mudança do Código foi mencionada, pois atualmente o Código Florestal proíbe ocupação em encostas com mais de 45 graus de inclinação, topos de morro e 30 metros a partir das margens dos rios- a distância varia de acordo com a largura do rio, porém o texto em tramitação no Congresso não considera topos de morro como áreas de preservação permanente e libera a construção de casas em encostas.
Em locais assim houve deslizamentos que mataram centenas de pessoas no Estado do Rio. O projeto reduz ainda a faixa de preservação nas margens de rios, criando brecha para o uso de áreas como o alagado Jardim Pantanal, zona leste paulistana.

O relator da revisão do Código Florestal, Aldo Rebelo (PC do B-SP), nega que o projeto trate de regras nas cidades. O texto, porém, cita a regularização fundiária de áreas urbanas.

A mudança de um código florestal deve ser estudada minuciosamente, um código mal feito pode causar danos IRREVERSÍVEIS ambientais e ao ser humano. As encostas, distância de rios são só algumas das diversas modificações que estão para serem votadas.Temos que ter consciência que um código mal feito não afeta só o meio ambiente, pois pode tirar vidas.
Marina Silva quando foi ministra do meio ambiente demonstrou um ótimo serviço, Carlos Minc também teve uma boa atuação, além da população (eu e você (s)) quem esta no poder tem que defender essa causa, como a atual ministra do meio ambiente Isabela Teixeira...a participação tem que ser geral.

Infelizmente só quando há tragédias as pessoas refletem mais, isso é instintivo, mas vamos fazer mais!!!

O primeiro ano do governo da presidente eleita Dilma Rousseff promete. O Código Florestal voltará às rodas de discussão e ela se comprometeu a proteger as florestas. 2011 será o ano da cobrança. De um lado ONGs ambientalistas, entre elas o Greenpeace, e alguns deputados aliados. Do outro, o grupo de políticos que compõem a bancada da motosserra na Câmara dos Deputados.

Aldo Rebelo deu o que falar, já que como relator desconsiderou a opinião de pesquisadores da área ambiental e escreveu o projeto de lei com os ouvidos grudados nos interesses do agronegócio. Quando Aldo apresentou sua primeira versão do projeto de lei, a "Folha de S.Paulo" fez uma seleção de pérolas: Aldo dizia que a proteção ambiental é uma invenção dos "estrangeiros" para condenar o Terceiro Mundo à pobreza; pedia a naturalização (?!) da jaca; confundia aquecimento global com buraco na camada de ozônio; e disparava contra os países ricos pelos cruéis "mecanismos de desenvolvimento limpo", ignorando que eles são uma invenção brasileira.

A sociedade tem que ser ouvida, não podemos arriscar quando falamos de algo tão importante...março esta chegando!!!

Um comentário:

  1. Oi Re, tudo bem?
    Nossa muito obrigado pelo comentário no meu blog, também adoro ler os seus textos!!! São muito, muito mais importantes que os meus, de fato hehe Nos conscientiza!
    Olha, estou redigindo um agora sobre MG (eu amo de paixão)
    Logo mais postarei lá :)
    Um abração, muito obrigado novamente

    ResponderExcluir