.

.
.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Você sabe quem é a ministra do Meio Ambiente em 2011?


Foi na cerimônia do dia 1º de janeiro, no Palácio do Planalto, que a presidenta da República, Dilma Rousseff, empossou também seu novo ministério. Entre os ministros, está a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que já comandava a pasta desde Abril do ano passado, quando entrou no lugar de Carlos Minc.
Você conhece Izabella Teixeira?

Nascida em Brasília, a ministra é bióloga com mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ. Atuou como diretora em diferentes departamentos do Ministério do Meio Ambiente e na condução e gerência executiva de projetos ambientais em programas de cooperação internacional, como o PPG-7, PNMA, PDBG e PMACI, dentre outros.
Izabella Teixiera foi, também, professora de MBA e de cursos ambientais (UFRJ, Escola Politécnica) e é especialista em Avaliação Ambiental Estratégica. Desempenhou ainda a função de subsecretária de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, entre 2007 e 2008, e de secretária-executiva do MMA, antes de ser empossada ministra durante o governo Lula.

Fonte:http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=6423

7 comentários:

  1. Ok... isso é a teoria! E na prática? Qual a coerência?

    ResponderExcluir
  2. Voz a 0 db,
    Apenas descrevi o currículo de quem será a ministra no ano de 2011.Espero dela uma atuação forte neste ano, principalmente quanto ao código florestal.
    A impessoalidade esta presente em meu texto até a presente atuação da ministra, espero poder no decorrer do ano me manifestar a respeito.

    ResponderExcluir
  3. Ok... mas ela não chegou aí caída do céu!!! Acho Eu!!! Quando perguntei sobre a prática e a coerência, estou a falar relativamente ao passado e não ao futuro!

    ResponderExcluir
  4. eu queria era saber qual era efuncao

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Desculpa a demora em responder, mas creio que sua pergunta é qual a função da ministra do meio ambiente. Pois bem,o Poder Executivo no Brasil é composto atualmente por 24 ministérios, oito secretarias da presidência com status de ministério e seis órgãos com status de ministério. Cada ministério é responsável por uma área específica e é liderado por um ministro. Os ministros são escolhidos pelo Presidente da República a cada mandato, que atualmente no Brasil é de 4 anos. Cada ministro tem seu orçamento e age de acordo com sua área, no caso, a ministra tem metas a cumprir quanto a questão ambiental.

    ResponderExcluir
  6. Caros, Bom Dia.
    Esta foi uma mensagem encaminhada ao plenário da Câmara e Senado Federal nos manifestando sobre o que pensamos e desejamos.
    Gostaríamos de saber o que mais poderíamos fazer para contribuir com o Meio Ambiente, especialmente no que tange divulgação de nota, transmitindo atualização de degradação, manifestação contária à quaisquer ação de degradação e avanço na degradação ambiental. Estamos em total apoio a Ministra que vem fazendo um trabalho maravilhoso em prol do Meio Ambiente. Temos apoio de ONGs independente que está disposta em colaborar sem quaisquer interessa pessoal. Conte comnosco.Deus nos ajude a conter essa degradação vergonhosa.
    Abraço,
    Antonio Vieira do Nascimento

    ________________________________________
    De: avn [mailto:avncas@gmail.com]
    Enviada em: sexta-feira, 20 de maio de 2011 10:13
    Para: 'silarcs@yahoo.com.br'; 'silarcs@hotmail.com'
    Cc: 'aanutriana6@gmail.com'; 'c.sajorato@uol.combr'
    Assunto: ENC: Contra o projeto de Novo Código Florestal




    Assunto: ENC: Contra o projeto de Novo Código Florestal

    a) A população é contra o aumento da área de cultivo, ou seja, continuem cultivando somente na área desmatada, utilizando a tecnologia já disponível no Brasil;
    b) Que recuperem as áreas de preservação permanente junto aos rios, aos lagos e às nascentes, disciplinado pelo atual Código Florestal, conforme quadro abaixo;
    c) Não invadam a Amazônia Legal. Assim, estaremos preservando a qualidade de vida, especialmente das novas gerações.
    Os ruralistas acham que são donos das matas brasileiras, fazendo o que querem. Temos certeza que os demais partidos provarão que eles não estão com essa bola toda, não! Confiamos nos demais partidos, especialmente no partido do governo e filiados.
    ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE JUNTO AOS RIO, AOS LAGOS E ÀS NASCENTES
    Situação Largura mínima da faixa
    Cursos de água com até 10m 30m em cada margem
    Cursos d´água de 10 a 50m de largura 50m em cada margem
    Cursos d´água de 50 a 200m de largura 100m em cada margem
    Cursos d´água de 200 a 600m de largura 200m em cada margem
    Cursos d´água com mais de 600m de largura 500m em cada margem
    Lagos ou reservatório em zona urbana 30m ao redor do espelho d´água
    Lagos ou reservatórios em zona rural (com menos de 20ha) 50m ao redor do espelho d´água
    Lagos ou reservatórios em zona rural (a partir de 20ha) 100m ao redor do espelho d´água
    Represas de hidroelétricas 100m ao redor do espelho d´água
    Nascentes (mesmo intermitentes) e olhos d´água Raio de 50 m

    Qual a importância ambiental das reservas legais e matas ciliares?
    As reservas legais e especialmente as matas ciliares cumprem a importante função de corredores para a fauna, pois permitem que animais silvestres possam deslocar-se de uma região para outra, tanto em busca de alimentos como para fins de acasalamento.
    Em locais de grande diversidade de espécies de plantas e animais, como em Rondônia, devem ser encontradas plantas e animais raros que somente ocorrem em sua região. Tal fato aumenta a importância das reservas legais. Dizer, por exemplo, que a floresta de uma região é compensada em outra distante, não é verdadeiro. Todo agricultor sabe que nas terras boas ocorrem muitas plantas e animais próprios de terras boas e uma terra fraca não compensa a perda das espécies da terra boa, e vice-versa.
    Além disso, as matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem ao proprietário diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade das águas dos rios e lagos da propriedade. Por fim, as matas nas propriedades particulares da Amazônia produzem muitos alimentos de grande importância para a fauna e para o homem. O equilíbrio ecológico só é possível, de fato, com o manejo adequado das florestas e matas e preservação do meio ambiente.

    Gratos
    ONGs BRASILEIRAS

    ResponderExcluir
  7. Esta foi uma manifestação sobre criação de 02 Estados no Pará.
    Grato, Antonio Vieira do Nascimento
    De: avn [mailto:avncas@gmail.com]
    Enviada em: quinta-feira, 5 de maio de 2011 13:22
    Para: 'dep.wandenkolkgoncalves@camara.gov.br'; 'dep.eduardocunha@camara.gov.br'; 'dep.sibamachado@camara.gov.br'

    Assunto: Criação dos estados do Carajás e Tapajós.

    Senhores Deputados

    Repasso esse e-mail para conhecimento

    Nós, população brasileira temos o direito de nos manifestar sobre essa idéia absurda de criação de novos estados. Somos totalmente contrários a essa idéia, pois a divisão da Amazônia contribui simplesmente para sua maior degradação em nome de um desenvolvimento medíocre. Esse é o chamado desenvolvimento burro. O que precisamos é implantação do turismo ecológico para preservação das nossas florestas e conseqüentemente a fauna brasileira.
    Engraçado... Todo mundo quer dividir as riquezas, mas ninguém quer assumir as regiões mais pobres. Não se preocupam em dividir nossas riquezas de forma mais justas, etc... ou seja, os pobres que se lixem. Na verdade é que, por trás de tudo há proposta de políticos ambiciosos, que querem se torna caciques regionais, que alimentam ego egoísta de alguns e se mostram como verdadeiros salvadores dos ricos em desfavor dos pobres. Não seria mais fácil e justa a organização social para se buscar mais benefícios?
    Acho que esse plenário deveria ser dissolvido, pois além de não fazer nada, vivendo à custa da população, trabalhando 2 dias por semana, apresenta projeto considerado no mínimo verdadeira aberração. Tantos projetos importantes de interesse da população que se encontram engavetados, porém só colocam em votação somente aqueles que são de seus interesses. Além disso, cita a Constituição Brasileira como amparo legal. Veja se na Constituição consta que deverá ser criado algum estado dentro de reserva legal, pois quando a CONSTITUIÇÃO foi criada não previa essa verdadeira degradação ambiental.

    Que nobres ou nobrezas...”Tem que prevalecer o Bom Senso!”

    ResponderExcluir